sábado, 21 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO & QUALIFICAÇÃO


Qualificação profissional, o que as empresas exigem e o que elas oferecem!


Segundo dados do Sistema de Indicadores de Percepção Social, do IPEA, atualmente 45% dos desempregados no Brasil estão à procura de trabalho há mais de seis meses, e 25% há mais de um ano. Entre os fatores responsáveis por essa demora na reinserção no mercado, destaca-se a ausência de qualificação profissional. Mas o que as empresas fazem para suprir a necessidade de profissionais qualificados?

Muitas empresas brasileiras têm promovido por conta própria a qualificação de seus profissionais, devido à falta de mão de obra especializada no mercado. Isso acontece porque muitos profissionais ficam estagnados e deixam de se reciclar. Os profissionais que estão atuantes no mercado, porém obsoletos, podem ter a oportunidade de serem requalificados pelas suas próprias empresas. Esta tem sido uma alternativa muito usada, já que, desta forma, os colaboradores não são descartados pelo mercado, e as organizações conseguem a mão de obra da qual necessitam.

Por que a qualificação exigida aumentou?

O desenvolvimento socioeconômico aumentou o nível de escolaridade da população economicamente ativa, da mesma forma que fez com que as empresas se desenvolvessem mais. A globalização também influiu nas mudanças, fazendo com que as empresas brasileiras passassem a competir com o mercado mundial, o que exige um nível muito maior de qualidade. Estas mudanças provocaram uma elevação no nível de qualificação exigido, até mesmo porque as empresas atuam hoje num nível superior do que décadas atrás. Apesar de o nível educacional brasileiro ter subido, as empresas precisam de uma mão de obra mais qualificada do que a que é encontrada com facilidade, por isso a qualificação é um diferencial. Diferencial este por vezes tão raro que as próprias empresas o oferecem em forma de cursos e treinamentos.

Quais áreas demandam maior qualificação?


Áreas como tecnologia, saúde, educação e engenharia estão passando por processos de modernização e adaptação às necessidades mundiais. Por conta disso, estas são áreas com uma maior demanda de mão de obra qualificada, e que não encontram profissionais aptos para ocupar as vagas existentes.

Por que alguns profissionais não se qualificam?


A qualificação profissional é a preparação obtida através de uma formação que aprimora as habilidades do profissional para que ele possa executar funções específicas demandadas pelo mercado. É um processo que deve ser contínuo, não apenas para conquistar a inserção profissional, mas, principalmente, para se manter na vaga e atrativo para o mercado. O principal motivo de alguns profissionais não se qualificarem é o fato de ainda acreditarem que apenas a graduação é suficiente. Principalmente a Geração Y, que é formada por indivíduos com pressa de crescer na carreira, que terminam a faculdade já querendo destaque no mercado, sem se preocupar com cursos de idiomas, especialização e nem mesmo experiência. A pressa e a acomodação são os principais motivos pelos quais os profissionais deixam de se qualificar.


Como as empresas lidam com os profissionais altamente qualificados?


As companhias travam, atualmente, uma disputa no mercado para reter os talentos e os profissionais qualificados. E, para conquistá-los, elas oferecem muito mais que um bom salário. Desde o ambiente de trabalho até os pacotes de benefícios, tudo é pensado para que o funcionário não abandone a organização e vá para a concorrência. As empresas estão investindo em espaços de trabalho agradáveis, flexíveis e se atentando para as necessidades do profissional. Afinal, de nada adianta ter o profissional certo se ele não tiver condições de desempenhar um trabalho do nível que ele é capaz.


O mercado atual está em expansão e, aliado a isso, o momento tecnológico também faz com que as coisas mudem muito rapidamente. O profissional que hoje almeja o sucesso precisa se qualificar, precisa estar à frente. É preciso compreender o mercado de trabalho e oferecer o que ele necessita. Desta forma, as chances de êxito são muito maiores. E lembre-se: a qualificação é contínua. Assim como as necessidades do mundo mudaram, o profissional também precisa acompanhar essas mudanças.

Agora que você tem a oportunidade em pode se qualificar não perca esta chance e já faça agora mesmo sua matricula e seja um profissional forte no mercado de trabalho e com certificado!