sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ÁGUA NO DF

*Água*


O presidente da CAESB acabou de dar uma entrevista e disse que não tem de onde tirar água pra Sobradinho e Planaltina pq os córregos estão com baixo nível de água.
Disse "acabou acabou, não há o que fazer".

Brasilienses, divulguem p/ seus contatos. Há um risco eminente de ficarmos sem água!!! Se ñ houver consciência por parte da população, que continua lavando calçadas com água e outras formas de desperdício, o racionamento ficará mais rigoroso. Talvez  2 ou 3 dias da semana.

Os produtores locais já vem adaptando a produção pra não desabastecer o mercado, então segura a onda antes de jogar a carta do "mas o agronegócioo" porque aqui não é o Mato Grosso. Aqui vão algumas mudanças de hábito da manhã até a noite que podem ajudar pelo menos a sua caixa d'água a durar mais tempo:

1- Use copo ao escovar os dentes, água corrente na pia é sempre desperdício.

2- Seu banho não pode demorar mais de 5 minutos se você não participou de um rally na lama. Molha, ensaboa, xampu, molha.

Um segmento só pra louça, porque no Instagram é legal ser gourmet, mas sustentabilidade nem sempre combina com estética:

3- Ferva água para lavar louça engordurada e exigir menos água pra tirar tanto detergente e gordura.

4- Use louça com sabedoria. Você não precisa de um pires pra cada ingrediente e mais de uma faca por manteiga/geleia etc.

5- Aliás, use mais papel toalha. Sei que é papel, mas papel não se bebe e serve de aparador de migalhas. Dá pra tomar café da manhã seco só com um papel toalha. Limpe a faca de manteiga.

6- Ao lavar louça, lave a pia antes, vá colocando as coisas maiores ensaboadas e tudo que você enxaguar vai colaborar na retirada do sabão do que está na pia.

7- Utilize água de fervura de legumes para outras coisas, como arroz.

8- Colete a água da lavagem de roupas e distribua em baldes nos banheiros da casa.

9- Não lave roupa de nível médio para baixo, encha a máquina sempre.

E agora uma questão polêmica, que é a privada:

10- Descarga só no número "2". Depois de uma quantidade determinada de xixis, use um balde de água da lavagem de roupas. Sei que essa é a mais polêmica, mas há uma infinidade de produtos disponíveis para higienização e desodorização momentânea.

11- Homens: Mijem sentados, se não houver mictório. Isso evita toda a sujeira feita porque você acha que tem mira a laser no bilau.

O discurso sustentável e consciente é muito fácil de ter, assim como ser hipócrita. Meter a mão na massa exige mudança de verdade.

Vamos nessa, caros moradores do deserto, porque estamos quase que literalmente "no sal".

O que nos resta é, além de economizar o máximo possível, orar a Deus para o retorno das chuvas.

🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Nenhum comentário:

Postar um comentário