quarta-feira, 23 de agosto de 2017

SAÚDE PUBLICA

Derrame Cerebral 





Requer um diagnóstico médico


Os sintomas de acidente vascular cerebral incluem dificuldade para andar, falar e compreender, bem como paralisia ou dormência da face, do braço ou da perna.

As pessoas podem ter:
Nos músculos: fraqueza de um lado do corpo, fraqueza muscular, incapacidade de coordenar movimentos musculares, músculos rígidos, paralisia com músculos fracos, problemas de coordenação, paralisia de um lado do corpo ou reflexos hiperativos
Na visão: perda temporária da visão em um olho, súbita perda da visão, visão dupla ou visão embaçada
No corpo: distúrbio do equilíbrio, tontura ou vertigem
Na fala: dificuldade de fala, fala arrastada ou perda da fala
Sensorial: formigamento ou redução na sensação de tato
Na cognição: confusão mental ou incapacidade de falar ou entender o próprio idioma
No rosto: dormência ou fraqueza muscular
Também é comum: afasia de wernicke, andar mancando, dificuldade em engolir, dor de cabeça, fraqueza de um membro ou movimento rápido involuntário dos olhos.



Idades afetadas   0-2 3-5 6-13 14-18 19-40 41-60 60+

Tratamentos O tratamento é feito com o uso de anticoagulantes O tratamento precoce com medicamentos como tPA (anticoagulante) pode minimizar danos cerebrais. Outros tratamentos concentram-se em limitar complicações e prevenir mais acidentes vasculares cerebrais.

Medicamentos Ativador do plasminogênio tecidual: Rompe coágulos que estão bloqueando o fluxo normal do sangue nos vasos sanguíneos. 

Anticoagulante: Ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos ou a dissolver coágulos existentes. 

Estatina: Diminui a produção de colesterol ruim pelo fígado. Anti-hipertensivo: Reduz a pressão arterial. Inibidor da ECA: Relaxa os vasos sanguíneos, reduz a pressão arterial e previne danos nos rins relacionadas ao diabetes. Cuidados médicos Monitoramento cardíaco: Uso de um dispositivo eletrônico para monitorar a frequência e o ritmo cardíaco. Pode ser feito no hospital ou em casa. Cirurgia Endarterectomia de carótida: Remoção cirúrgica da formação de placas nas artérias carótidas, localizadas no pescoço. Tratamentos Fonoaudiologia: Especialista em reabilitação vocal. Reabilitação Neuropsicológica: Readaptação do raciocínio para melhorar o funcionamento físico e mental depois de uma doença ou lesão como, por exemplo, depois de uma pancada na cabeça (concussão). Terapia ocupacional: Melhora a vida diária e as habilidades de trabalho dos pacientes. Reabilitação após derrame: O paciente reaprende habilidades que foram perdidas durante o acidente, como andar e falar. Fisioterapia: Restaura a força e a função muscular por meio de exercícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário