quarta-feira, 4 de outubro de 2017

CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS




O Brasil sofrerá ainda mais com a fuga de cérebros e os atuais cortes na área de ciência e tecnologia agravarão a recessão econômica. Esta é a avaliação de Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).



"A evasão de cérebros já está acontecendo embora ainda numa escala que não é muito grande, mas ela já começa a acontecer e nos preocupa fortemente porque, com os cortes continuados de recursos para a ciência e a tecnologia, como aconteceram nesse ano, a situação se agrava. Nós temos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações um quarto das verbas que tínhamos em 2010", afirmou Moreira em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil.



O professor da UFRJ ainda afirmou que os cortes nos recursos estão ameaçando o trabalho dos cientistas brasileiros e que podem causar evasão destes para outros países. O cenário é de preocupação já que não há dinheiro para a manutenção de laboratórios, disponibilidade de bolsas de pesquisa e condições de trabalho adequadas, segundo Moreira. 

O presidente da SBPC avalia que o investimento na ciência pode ser um caminho para superar a crise econômica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário